Blog Tapai

O que fazer quando o Plano de Saúde nega cirurgia de emergência?

O que fazer quando o Plano de Saúde nega cirurgia de emergência

Precisando realizar uma cirurgia de emergência ou qualquer outro tipo de procedimento, porém o plano de saúde se recusa a atender, alegando que isso não está entre as suas coberturas? Calma, o atendimento em casos de emergência não estão sujeitos à carência e, caso haja negativa do plano, por meio de uma ação a justiça obrigará o atendimento!

Para isso, é fundamental que um advogado especializado no direito à saúde avalie essa negativa mais profundamente e possa lhe orientar como proceder nesse caso.

Mas logo de cara, podemos adiantar que a maioria das vezes, o recurso é cabível e favorável ao beneficiário do plano de saúde.

Portanto, confira até o final e saiba o que fazer quando o plano de saúde negar uma cirurgia de emergência. Boa leitura!


O plano de saúde pode recusar atendimento de uma cirurgia de emergência?


A negativa do plano de saúde para cobertura de uma cirurgia de emergência pode acontecer, embora seja um procedimento considerado urgente e necessário.

Os planos de saúde costumam justificar a recusa alegando falta de cobertura contratual, carência ou até mesmo afirmando que o procedimento não é considerado emergencial.

No entanto, é importante destacar que a legislação brasileira prevê que as operadoras de planos de saúde são obrigadas a garantir o atendimento de emergências e urgências, conforme determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Sendo assim, como bem destacamos, na maior parte dos casos de negativas dos planos de saúde cabe recursos judiciais e, nessas situações, o juiz determina que o atendimento seja realizado e custeado pelo convênio.


É possível processar o plano de saúde e recorrer a essa negativa?


Sim, é possível tomar medidas legais para recorrer da negativa do plano de saúde e garantir o direito à cirurgia de emergência.

Para isso, o primeiro passo é entrar em contato com a operadora do plano de saúde para obter uma justificativa por escrito sobre a recusa.

Tendo em vista se tratar de uma situação de emergência, um advogado especializado poderá obter uma liminar em poucas horas, resolvendo o problema de forma imediata e garantindo o atendimento emergencial.


Como a Tapai Advogados pode ajudar nesses casos?


A Tapai Advogados é um escritório de advocacia com ampla área de atuação, entre elas, o direito à saúde.

Com uma equipe de advogados especializados e qualificados, a Tapai pode auxiliar você que teve a cobertura negada, fornecendo suporte jurídico e orientação detalhada.

Mas para isso, é preciso que nossos profissionais conheçam mais profundamente o seu caso e avaliem quais as medidas podem ser tomadas contra o seu plano de saúde.

Assim, para ter a certeza e poder contar com um suporte necessário, converse agora mesmo com um advogado e saiba como proceder com as negativas de seu convênio.