Blog Tapai

Liminares nas ações contra os planos de saúde: o que são e como funcionam?

Liminares nas ações contra os planos de saúde

Para muitos, a obtenção de tratamentos, cirurgias ou mesmo medicamentos essenciais pode ser um verdadeiro desafio quando esbarram nas negativas dos planos de saúde. 

Nesses casos, cabe à justiça emitir liminares contra os planos de saúde, a fim de garantir que tais serviços sejam devidamente prestados, conforme o que prevê a legislação.

Mas o que são exatamente e como funcionam essas liminares? Para saber mais e se orientar melhor na prática, preparamos este post com algumas dicas e informações essenciais sobre o tema.

Boa leitura!

O que é uma liminar de justiça?

Em termos simples, uma liminar é uma decisão emitida por um juiz no início de um processo judicial, sem ouvir a parte contrária, determinando o cumprimento de uma decisão, que nos casos dos planos de saúde é a realização de um determinado procedimento médico, fornecimento de medicação, realização ou continuidade de tratamento, atendimento emergencial durante o período de carência ou até mesmo a manutenção de uma pessoa no plano de saúde. 

Com isso, podemos dizer que o seu propósito é salvaguardar um direito que corre risco de ser lesado de forma irreparável. As liminares são a maneira mais rápida de obter uma resposta da Justiça, especialmente em situações urgentes, como as elencadas anteriormente.

Como funciona o pedido de liminar contra um plano de saúde?

Imagine a seguinte situação: você precisa de uma cirurgia urgente, mas o plano de saúde se recusa a cobrir os custos. Ou você precisa de um atendimento emergencial durante o período de carência, ou, ainda iniciar ou continuar um tratamento

Mesmo que isso esteja descrito na apólice contratada como não coberto pelo plano, é muito importante destacar que diversas coberturas são obrigatórias por lei e, assim sendo, o plano é obrigado a prestar o serviço.

Nesse caso, reunir documentos como relatórios médicos e a negativa de cobertura é o primeiro passo para recorrer a seus direitos. Em seguida, buscar a orientação de um advogado especializado em direito à saúde é outro ponto fundamental. 

Afinal, é esse profissional que irá formular o pedido de liminar contra o plano de saúde, que será analisado pelo juiz.

Quais são os requisitos para obter uma liminar de plano de saúde?

Dois elementos-chave são considerados pelo juiz ao avaliar um pedido de liminar: o risco de danos para o paciente e a probabilidade do direito. 

Logo, o paciente deve demonstrar que, sem a liminar, enfrentará um risco significativo ou sofrimento desnecessário em decorrência da demora do atendimento.

Além disso, é necessário mostrar que existe probabilidade de que o argumento do paciente seja válido, mesmo antes que o plano de saúde apresente sua defesa. E, para provar isso, a indicação médica para determinado tratamento ou procedimento é suficiente.

Por fim, vale reforçar a questão da obrigatoriedade de cobertura de alguns tratamentos e medicamentos, muitas vezes inibidos nos contratos das empresas de saúde e que podem prejudicar o paciente em algumas situações de necessidade.

Quanto tempo leva para sair uma liminar contra o plano de saúde?

Em geral, os juízes tomam decisões rápidas em casos de liminares, o que pode acontecer em poucos dias ou até em horas, especialmente quando se trata de situações urgentes. 

É possível afirmar que uma decisão judicial, determinando que a operadora realize o atendimento do paciente saia no mesmo dia no qual a ação foi proposta, sem necessidade de citar a empresa de forma prévia. 

A habilidade e experiência do advogado especializado em direito à saúde desempenham um papel fundamental nesse processo, pois somente um profissional que conhece bem o assunto pode agilizar os trâmites judiciais.

O que acontece após a concessão da liminar contra o plano de saúde?

É importante entender que uma liminar não encerra o processo judicial. Ela é apenas uma medida inicial para garantir um direito imediato e determinar a realização de um procedimento ou início de um tratamento. 

Assim, o processo continuará normalmente, com todas as partes envolvidas apresentando suas argumentações. A liminar permanecerá em vigor até que haja uma decisão final do tribunal.

Em resumo, as liminares concedidas pelo Poder Judiciário são uma ferramenta vital para garantir o acesso rápido a tratamentos e procedimentos médicos essenciais, em especial, no caso de negativas por parte da empresa.

No entanto, para utilizar esse recurso de forma eficaz, é fundamental contar com o suporte de um advogado especializado. E para isso, o escritório Tapai Advogados conta com uma equipe altamente qualificada e capacitada na área do Direito à Saúde.

Agende agora uma conversa e assegure os seus direitos!

Plano de Saúde negou tratamento?