Blog Tapai

Direito de Saúde: O que o beneficiário de plano de saúde precisa saber

7 direitos essenciais dos idosos com planos de saúde

Os planos de saúde são essenciais para garantir o acesso a serviços médicos de qualidade, especialmente na terceira idade. No entanto, é comum que ocorram irregularidades por parte das operadoras, prejudicando os consumidores e beneficiários e principalmente os idosos.

Sendo assim, conhecer os principais direitos dos idosos é fator fundamental para usufruir de seus serviços, sem desperdiçar dinheiro e, muito menos, abrir mão de seus tratamentos essenciais. 

Por isso, preparamos este post para destacar os principais direitos dos idosos nos planos de saúde, visando informar e ajudar a garantir o cumprimento desses direitos.

Boa leitura!

Confira 7 direitos essenciais dos idosos com planos de saúde


A seguir, separamos uma pequena lista de direitos dos idosos como beneficiários de planos de saúde. Confira!

  1. Contratar um plano individual: O idoso tem o direito de contratar um plano de saúde, sem restrições ou recusas por parte das operadoras. É importante ressaltar que as operadoras não podem limitar a adesão de idosos a planos coletivos empresariais ou por adesão.

  2. Mensalidade do plano sem reajuste ao completar 59 anos de idade: Quando o beneficiário completar 59 anos de idade, as operadoras não podem realizar reajustes nas mensalidades do plano de saúde, evitando que o valor se torne excessivamente elevado.

  3. Ter um acompanhante no hospital: Em casos de internação hospitalar, o idoso tem o direito de ter um acompanhante, seja um familiar ou pessoa de confiança, durante todo o período de internação, garantindo-lhe suporte emocional e conforto.

  4. Aproveitar as carências já cumpridas: Ao trocar de plano de saúde, o idoso tem o direito de aproveitar as carências já cumpridas no plano anterior, desde que não haja interrupção maior do que 60 dias no período entre a rescisão do contrato anterior e a contratação do novo plano.

  5. Manter o plano ao se aposentar: O idoso que possuía um plano de saúde empresarial tem o direito de permanecer no mesmo plano, nas mesmas condições, ao se aposentar, desde que ele tenha contribuído para o pagamento de parte das parcelas durante o período de trabalho.

  6. Assumir a titularidade do plano de saúde coletivo por adesão: Caso o idoso seja titular de um plano de saúde coletivo por adesão (vinculado a uma entidade de classe, sindicato ou associação), ele tem o direito de assumir a titularidade do plano, mesmo que deixe de fazer parte da entidade que o originou.

  7. Ter cobertura durante a inadimplência de até 60 dias: Mesmo em casos de inadimplência, o idoso tem o direito de manter a cobertura do plano de saúde por até 60 dias. Nesse período, ele poderá regularizar os pagamentos pendentes e continuar recebendo os benefícios do plano.

Enfim, esses são alguns dos direitos fundamentais do idoso em relação aos planos de saúde e a importância de conhecê-los, garantindo assim que suas necessidades sejam atendidas e que não sejam vítimas de práticas abusivas por parte das operadoras. 

E se você quer saber mais especificamente sobre o direito à saúde ou precisa de orientações sobre algum caso com seu plano, consulte agora mesmo um especialista nessa área.

Nós, do escritório Advogados, contamos com uma equipe completa de profissionais habilitados, que há mais de 15 anos presta serviços de qualidade na área do direito à saúde.