O que esperar do Mercado Imobiliário em 2023?
Marcelo Tapai
Advogado Especialista em Direito Imobiliário
Depois dos últimos anos turbulentos, com impactos econômicos por conta da pandemia, incertezas sobre a guerra na Europa, eleições, aumento da inflação e outros diversos fatores, finalmente 2023 chega com perspectivas um pouco melhores, pelo menos para o Mercado Imobiliário.
No entanto, ainda que as expectativas sejam de maior aquecimento da economia como um todo e da gradativa redução dos juros, especialistas reforçam que outros desafios precisarão ser encarados pelo setor.
Portanto, se quer saber um pouco mais sobre o que esperar do mercado imobiliário em 2023 e conferir algumas dicas essenciais sobre como negociar bem e com segurança, nós preparamos este post para você.
Boa leitura!
Afinal, como deve ser o Mercado Imobiliário em 2023?
Evidentemente que há sempre muitas especulações na economia ao virar um ano, especialmente em razão do novo governo que está por vir. E no mercado imobiliário essas possíveis mudanças também devem ser sentidas. No entanto, existem alguns elementos que nos possibilitam imaginar cenários mais positivos para quem busca investir em um imóvel.
Afinal de contas, estamos já caminhando para uma retomada econômica mais consistente, após os efeitos mais drásticos deixados pela pandemia, um controle melhor sobre a inflação e boas perspectivas sobre a taxa de juros, que também já se estabilizou e indica uma possibilidade de queda no próximo ano.
Para se ter uma ideia do otimismo a respeito do Mercado Imobiliário em 2023, 62% dos empresários do setor já acreditam em um faturamento bem superior aos últimos períodos, conforme Pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias.
Riscos e cuidados também devem crescer no setor imobiliário em 2023
Ao mesmo tempo que as vendas e oportunidades de negócios fomentam o cenário do Mercado Imobiliário em 2023, especialistas alertam para o crescimento de riscos e cuidados especiais que devem ser tomados nesse tipo de negociação.
Nos últimos anos centenas de incorporadoras imobiliárias entraram em recuperação judicial, deixando milhares de compradores na mão. Não entregaram as obras, tampouco devolveram os valores recebidos. Por isso, pesquisar atentamente o histórico das empresas com as quais se pretende negociar é fundamental.
Fora isso, é preciso tomar muito cuidado com golpes comuns no mercado imobiliário, como por exemplo, venda do mesmo imóvel para várias pessoas, falsos corretores, fraudes em documentos e até desvio de transações financeiras. Além disso, se a pretensão é comprar um imóvel em leilão é preciso ficar atento, pois existem diversos sites falsos de leilões. Para evitar todas essas armadilhas, uma consultoria especializada é fundamental para uma negociação segura.
Advocacia imobiliária é a melhor alternativa para seu imóvel
Vistas as expectativas sobre oportunidades do mercado imobiliário em 2023 e, em paralelo, os riscos inerentes a este tipo de negociação, é fundamental se prevenir. Para isso a melhor opção é contratar especialistas em direito imobiliário, preferencialmente aqueles que não fazem parte do processo de negociação comercial. Um profissional independente em relação à transação que está sendo realizada certamente terá uma maior isenção.
Desta forma, a contratação de uma assessoria jurídica especializada para cuidar de toda a transação, desde a análise detalhada sobre os possíveis riscos, até a elaboração de documentos e acompanhamento do processo por completo é a melhor maneira de realizar um negócio seguro.
Quer saber melhor como negociar uma propriedade com total segurança? Então, converse agora com um de nossos advogados!