Se você está pensando em comprar um imóvel e, claro, quer fechar o seu melhor negócio sem ter nenhum problema, dor de cabeça ou mesmo prejuízos, é muito importante se atentar a, pelo menos, 5 fatores essenciais nessa hora.
E para não ter nenhuma dúvida sobre isso, nós preparamos este post, destacando quais os cuidados mais importantes durante a sua negociação.
Quer saber mais? Então, continue até o final e tome nota das dicas.
Boa leitura!
O ponto mais importante na hora de comprar um imóvel é saber se a documentação está em ordem. E essa consulta precisa ser realizada tanto em relação ao próprio imóvel, como em relação ao seu proprietário.
São questões burocráticas, que demandam tempo e, principalmente, muita atenção e conhecimento. Interpretar o que exatamente cada documento aponta pode representar a diferença entre um excelente negócio ou uma grande dor de cabeça.
Diversas certidões, comprovantes, pesquisas e tudo mais que sinalize se aquele imóvel está em situação regular ou se o seu proprietário possui dívidas que podem colocar em risco o negócio, devem ser avaliadas de maneira meticulosa e com conhecimentos técnicos.
Portanto, saber quais documentos pedir é o primeiro passo durante uma negociação.
Uma negociação objetiva e clara é outro fator indispensável na hora de comprar o seu imóvel. É nessa fase, tida como pré-contratual, que os detalhes do negócio são estabelecidos.
Entender as necessidades de ambas as partes e o quanto cada um está disposto a ceder para a concretização do negócio, é decidido durante as negociações preliminares, e um ponto chave para dar continuidade à formalização da venda.
Outro fator imprescindível na hora de comprar um imóvel é se atentar a cada detalhe do contrato. Não existe um modelo pronto de contrato, pois tudo aquilo que foi estabelecido entre as partes e as peculiaridades de cada negociação precisam estar detalhadas no contrato.
É comum que as pessoas se utilizem de algum modelo encontrado na internet, por exemplo, que estabelece compromissos entre as partes diferente daquilo que realmente foi negociado.
Um máxima do direito diz que o contrato faz lei entre as partes e tudo pode ser livremente negociado, desde que não seja ilícito. Então, preço, condições de pagamento, estado que o imóvel será entregue e prazo para que isso aconteça, quem será responsável pelo pagamento de taxas, enfim, todos os detalhes daquele negócio específico precisam estar claramente estabelecidos no contrato.
Portanto, a redação de um contrato claro, legalmente amparado, é fundamental para a realização de um negócio tranquilo. A participação de um advogado especializado tanto durante as negociações, quanto para a redação do contrato em si é altamente recomendável.
Sem dúvidas, um dos principais riscos inerentes à negociação de um imóvel se refere à questão financeira, ou seja, o momento da transação de valores entre as partes envolvidas.
É comum que os contratos de compra e venda sejam antecedidos dos chamados contratos de promessa. Nessa fase o comprador, em regra, dá um sinal para garantir o negócio e então todos os detalhes serão finalizados. É justamente durante essa fase de promessa que toda a documentação definitiva deve ser providenciada e eventuais pendências, tanto do imóvel quanto das partes, precisam ser resolvidas.
Feito isso, chegou a hora da tão esperada assinatura de compra e venda, momento no qual, normalmente, é feito o pagamento do valor total do imóvel.
Por fim, um dos fatores mais imprescindíveis para uma negociação clara, objetiva e eficiente de um imóvel se refere à participação de um advogado especialista em direito imobiliário durante todo o processo.
Afinal de contas, este profissional tem um papel fundamental ao longo da negociação em todas as suas fases, prestando todos os esclarecimentos e alertando sobre eventuais riscos.
E se você gostou e quer saber mais sobre como aplicar tudo isso na prática, convidamos a conhecer um pouco mais os serviços da Tapai Advogados e as vantagens de contar com uma assessoria especializada em Direito Imobiliário.